"aqui o quixote tem vez
Resenhas Entrevistas Contos Poemas
domingo, 15 de dezembro de 2013

Tenho uma certa



Crônica enviada por Caroline Duarte.


Tenho uma certa inveja de pessoas decididas. Como pode? Não ter um pingo de incerteza, medo, receio ou insegurança sobre o que fazer. Pensa e faz, assim, sem reclamar, ficando plenamente satisfeito com a escolha sem nenhuma dúvida. Eu, na altura de meus 23 anos - idade em que muitos já estão formados, pós-graduados, trabalhando em seu próprio negócio, já viajaram pela Europa inteira, são fluentes em 3647593 línguas e já conseguiram o primeiro milhão - ainda estou aqui, sem saber qual faculdade cursar. As vezes me sinto tão perdida. Tenho várias ideias mas o Se e o Será? são companheiros de cabeceira... 

Sabe quando parece que algo te prende?

Penso em todas as coisas que já fiz até hoje. Muitas outras não realizei por dúvida. Insegurança. Começar um curso e não gostar. Iniciar um negócio que pode não dar certo. Começar uma relação, amorosa ou de amizade e frustrar-se por colocar expectativa demais, ou mesmo esperar que aquela pessoa faça por ti, o que você faria por ela. O que é raro acontecer...

Gosto de escrever sobre meus sentimentos justamente porque eu sempre termino me questionando. Agora eu penso que talvez, essas pessoas "decididas" sejam como eu sou. Quem sabe elas também sentem medo. Talvez vários se e será, rondam seus pensamentos assim como acontece comigo. E não, talvez elas não saibam se aquilo dará certo mesmo. Mas, ainda assim, elas vão em frente. Mesmo com 99% de chances de tudo dar errado, elas correm atrás do 1%. Elas vão, mesmo correndo o risco de sofrerem, de se frustrarem. Mesmo podendo fracassar elas persistem. E é assim que a coisa toda funciona! A insegurança existe, mas, o que nos diferencia é como agimos diante dela. Se ficaremos paralisados pelo medo, apenas vendo os outros realizando sonhos que são nossos, ou se vamos deixá-lo de lado e ir em frente. Quantos nãos certas pessoas já ouviram até alcançar seus sonhos? Quantas vezes tropeçaram ou até caíram antes de chegar aonde queriam? É bem mais fácil achar que não vai dar certo e nem começar. Mas, já reparou que quando você sai da sua zona de conforto, e tenta, suas chances aumentam? 

Então eu termino minha reflexão deixando de invejar pessoas decididas. Pois agora entendo que ser decidida, acima de tudo, tem mais a ver com a forma que você lida com suas frustrações. Não quer dizer deixar de sentir medo, incerteza ou insegurança. Apenas significa confiar em si mesmo e, por mais que lá na frente o fracasso aconteça, saber que você irá levantar, tentar outra vez e aprender com sua dor.
  • Comentário via Blogspot
  • Comentário via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2012 LiteraturaBr All Right Reserved
Designed by CBTblogger